miércoles, 31 de julio de 2013

Amor à Vida: Márcia é a verdadeira mãe de Félix

Quando Márcia (Elizabeth Savalla) e Pilar (Susana Vieira) se encontrarem em um shopping nos próximos capitulos de "Amor à Vida" ficará claro que ambas se conhecem. No passado, Márcia conheceu Pilar em uma situação difícil quando ela não tinha condições de pagar a faculdade. Foi então que Márcia apresentou Pilar a uma cafetina e a mãe de Paloma (Paolla Oliveira) começou a se prostituir.
Enquanto estudava, Pilar conheceu César (Antonio Fagundes) e resolveu investir no diretor do San Magno. Mesmo afastadas, as duas voltaram a se encontrar no passado quando no mesmo dia deram entrada no hospital para dar a luz. O filho de Pilar morreu no parto enquanto o de Márcia nasceu saudável. Sabendo das dificuldades da esposa em engravidar, César resolveu comprar o bebê de Márcia, que ambiciosa aceitou. Essa criança seria Félix (Mateus Solano) que na verdade é irmão de Valdirene (Tatá Werneck).
As informações são da revista “Guia da TV”.


Cinemateca Brasileira disponibiliza vídeos de novelas do acervo da TV Tupi

Eva Wilma e Carlos Zara em “Mulheres de Areia”, um dos maiores sucessos da Tupi
Em 14 de julho de 1980 – há 33 anos, portanto -, a TV Tupi de São Paulo (“a Pioneira”, inaugurada em setembro de 1950) encerrava suas atividades, deixando órfãos milhões de fãs de sua programação. Na época, os programas ainda eram gravados em fitas, e os métodos de preservação de acervos dependiam muito da boa vontade das emissoras – ainda era comum o hábito de reutilizar as fitas, como medida de economia. Durante décadas, os fãs saudosos da Tupi se perguntaram como rever os antigos programas da Pioneira – questão também válida para os acervos da TV Manchete, Excelsior e outras emissoras.
Há dez anos, eu procurei a TV Cultura, pois fiquei sabendo que ela possuía algo do acervo de novelas da Tupi em fitas. Na época, ainda era possível agendar um horário no setor de Copiagem da Cultura para assistir programas de seu acervo. Recebi uma lista com a relação de tudo que a emissora possuía de novelas da Tupi e, durante duas tardes, pude assistir capítulos de dez títulos, entre eles “Éramos Seis” (1977), “Ídolo de Pano” (1974-1975), “A Barba Azul” (1974), “Vitória Bonelli” (1972-1973), “O Profeta” (1977-1978), “A Viagem” (1975-1976), e outros.
A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, é o órgão que possui o maior acervo de programas da TV Tupi, mas o acesso sempre era limitado, para não dizer impossível. Sempre me questionei e fui questionado do porquê de órgãos como a TV Cultura e a Cinemateca não disponibilizarem de uma forma mais facilitada este rico acervo à população (estudantes, jornalistas e o público em geral). Não falo apenas de novelas, mas também de programas jornalísticos, humorísticos, musicais, de shows, teleteatros, etc.
Plínio Marcos e Luiz Gustavo em “Beto Rockfeller”, novela que revolucionou o gênero
Agora é possível! E sem precisar sair de casa. Recentemente entrou no ar na Internet o Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira. Trata-se de um portal da Cinemateca elaborado juntamente com o Centro Técnico Audiovisual a partir de uma parceira do Ministério da Cultura com o Ministério da Ciência e Tecnologia. O site apresenta coleções digitalizadas de fotografias de filmes brasileiros do acervo da Cinemateca, registros destes filmes, além de reportagens de telejornais da Tupi e capítulos de várias novelas da emissora paulista.
Vou me ater ao assunto foco de meu blog. O Banco de Conteúdos Culturais já disponibilizou 168 vídeos de novelas, em sua maioria capítulos inteiros (alguns apresentam apenas takes). A base de dados é atualizada periodicamente com o acréscimo de novos vídeos. No geral, está tudo em bom estado. Alguns vídeos apresentam problemas de imagem e som, mas nada que impossibilite assistir.
Os títulos mais antigos são “Antônio Maria” e “Beto Rockfeller”, ambas exibidas entre 1968 e 1969. A maioria das novelas é da década de 1970, dos últimos dez anos da Tupi. Por enquanto, as novelas com mais vídeos são “Éramos Seis” (1977), 42 vídeos; “O Profeta” (1977-1978), 13; “O Direito de Nascer” (o remake de 1978), 12; e “Os Inocentes” (1974), 10.
No ano em que a telenovela diária completa 50 anos, este site da Cinemateca chega a ser uma homenagem e tanto. Além de um sonho realizado para quem sempre quis rever o acervo da Pioneira. Eu mesmo estou me deliciando, relembrando minha infância e matando a curiosidade de novelas que nunca vi.
Acesse AQUI o Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira para a relação de vídeos de novelas da Tupi.
COMENTE ABAIXO: Quais novelas antigas você gostaria de rever?

Autoria:

martes, 30 de julio de 2013

ARITANA-REDE TUPI


Aritana foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Tupi e exibida de 13 de novembro de 1978 a 30 de abril de 1979, às 20 horas.
Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Luiz Gallon, Álvaro Fugulin e Atílio Riccó.Aritana é filho de uma índia e um homem branco que vive no Xingu. Tem um tio que chama de pai, rico fazendeiro, que não quer dividir com ele a herança, e pretende negociar as terras onde vivem os indígenas com um grupo norte-americano. Para defender os interesses dos índios, Aritana vem para a cidade, onde conhece a médica veterinária Estela Bezerra, por quem ele se apaixona. Conta também a história de Lígia, uma ex-miss que é infeliz no casamento e que abandona a família para acompanhar o marginal Julião. A novela contou com um elenco grandioso:
  • Carlos Alberto Riccelli .... Aritana
  • Bruna Lombardi .... Estela Bezerra
  • Jayme Barcellos .... Nhonhô Correia
  • Tony Correia .... Lalau (Nicolau Seabra)
  • John Herbert .... Danilo Bezerra
  • Geórgia Gomide .... Lígia
  • Carlos Vereza .... Julião
  • Jorge Dória .... Boaventura
  • Cleyde Yáconis .... Elza
  • Francisco Milani .... Homero
  • Márcia Real .... Guiomar Correia
  • Wanda Stefânia .... Yara
  • Othon Bastos .... Mateus
  • Serafim Gonzalez .... Comendador Seabra
  • Maria Estela .... Inês Bezerra
  • Ana RosaAna Maria
  • Amilton Monteiro .... Ademar
  • Cristina Mullins .... Paula
  • Arlete Montenegro .... Violeta
  • Carminha Brandão .... Fani
  • Marcos Caruso .... Marcolino
  • Denis Derkian .... Tuta
  • Suzy Camacho .... Magali Correia
  • Roberto Rocco .... Alaor
  • Haroldo Botta .... Marquito Bezerra
  • Wálter Santos .... Ramalho
  • Maria Viana .... Celina
  • Hilkias de Oliveira .... Pagano
  • Eunice Mendes .... Margarida
  • Marcelo Pindorf .... Zoca
  • Paulo Maia .... Bidu
  • Wilson Rabelo .... Pinguim
  • João Francisco Garcia .... Wálter
  • Vera Paxie .... Verinha
  • Carlos Arena .... Dr. Caruso
  • Rildo Gonçalves .... delegado
  • Vera Lima .... Taís
  • Novelas da Tupi

    O Julgamento ( TV Tupi ) 1976 e 1977

    ELENCO:
    Dimas CARLOS ZARA - Dimas
    Sônia EVA WILMA - Sônia
    Lourenço Paixão CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO - Lourenço Paixão
    Zé Maria
    EWERTON DE CASTRO - Zé Maria
    Ivan
    ADRIANO REYS - Ivan
    Lico
    TONY RAMOS - Lico
    Catarina
    ELAINE CRISTINA - Catarina
    Mercedes
    CLEYDE YÁCONIS - Mercedes LÉLIA ABRAMO - Felícia EDGARD FRANCO - Gilberto Olinto WANDA STEPHÂNIA - Elisa HENRIQUE MARTINS - Paulino Lisboa
    Quiarela
    MARIA LUIZA CASTELLI - Quiarela LOURDES MORAES - Mariola ELIAS GLEIZER - Dr. Ernesto Alemão CARMINHA BRANDÃO - Carlota Azeredo LAERTE MORRONE - Frei Pontes SÍLVIO ROCHA - Frei Zózimo ROGÉRIO MÁRCICO - Frei Carlos EDUARDO ABBAS - Anselmo HAROLDO BOTTA - Joca OSWALDO CAMPOZANA - Ricardo Ruiz CAZARRÉ - Humberto ABRAHÃO FARC - Procópio ZANONI FERRITE - Dr. Carvalhosa JACQUES LAGOA - Timóteo SILVIO FRANCISCO - Mesquitinha MARCOS CÂMARA - Maneco DAVID NETO - Nicanor DANTE RUI - Maximino Pratas CARLOS EDUARDO (KADU MOLITERNO) - Padre André Mello MÁRCIO DE LUCA - Marco Antônio FRANCISCA LOPES - Elvira ELZA MARIA - Elza DIRCEU GOMES - Edu OSMAR DE PIERI - Dionísio ALFREDO FARAH - Egídio MARILDE BELLO - Fafá SÔNIA DUBOVISK - Ritinha THYANNA PERCLHE - Rosa Maria LÚCIA LEMOS - Lucinha ROSELI SIQUEIRA - Roseli LUSINETE VICENTE - Lu GERALDO CINHA - Barreto HENRICÃO - Sebastião TÂNIA REGINA - Bárbara MIRO FERRI - Délcio RENATO RESTIER - advogado de defesa GENÉSIO ARRUDA GÉSIO AMADEU CLÉA SIMÕES e CARLOS AUGUSTO STRAZZER - narrador JONAS MELLO - Promotor Hipólito Mascarenhas RUTHINÉIA DE MORAES - Adelaide (primeira mulher de Lourenço) DENISE DEL VECCHIO - Sofia (segunda mulher de Lourenço) EDNEY GIOVENAZZI FLÁVIO GALVÃO
    O Julgamento (1976), novela de Carlos Queiroz Telles e Renata Pallotini, adaptada da obra Os Irmãos Karamazov, de Fiodor Dostoievski era um projeto ambicioso, mas, apesar de ser muito boa, não foi o sucesso que se esperava.


    O Julgamento reuniu em seu elenco os maiores nomes da TV Tupi na época, como  Eva Wilma, Carlos Zara, Tony Ramos, Adriano Reys, Cláudio Correia e Castro e Ewerton de Castro 


    Eva Wilma (Sônia) numa cena de o Julgamento com Cleyde Yáconis (Mercedez) 


    Lourenço Paixão (Claudio Correia e Castro) era o patriarca de O Julgamento que disputava com o próprio filho (Carlos Zara) o amor de Sônia (Eva Wilma)
    Eva Wilma numa cena de O Julgamento com Adriano Reys e Zanoni Ferrite
    Eva Wilma e Henrique Martins em O Julgamento 
    Eva Wilma com Zanoni Ferrite em O Julgamento 
    Eva Wilma com Older Cazarré e Néa Simões em O Julgamento 


    Eva Wilma em O Julgamento
    Eva Wilma (Sonia) e Carlos Zara (Dimas) no final feliz de O Julgamento 





    O Julgamento ( TV Tupi )
    Tupi - 20h
    de 4 de outubro de 1976 a 30 de abril de 1977
    178 capítulos
    novela de Carlos Queiróz Telles e Renata Pallottini
    baseada no romance Os Irmãos Karamazov de Dostoiévski
    direção de Edison Braga e Álvaro Fugulin
    direção geral de Edison Braga    



    Trama:O patriarca da família Paixão é assassinado. Quem Matou? No passado Felícia (Lelia Abramo) a avó de Sônia (Eva Wilma) tinha perdido toda sua furtuna para o velho Lourenço (Claudio Correa e Castro). Então a vingativa Sônia resolve vingar-se de todos da família paixão, ela envolve-se misteriosamente com Lourenço, enfeitiça Dimas(Carlos Zara), que apaixonado resolve noivar com ela, só que Sônia tem um amante Gilberto(Edgar Franco), mas quando Sônia encontra seu ex-noivo Pedro (Henrique Martins), acontece O julgamento e, é óbvio, que a contestadora Sônia arma todas maldades para os moradores de Feira das Almas.
    Sônia é anjo ou demônio? A novela teve um resultado possitivo, mas não atingiu uma meta esperada pelo departamento de novelas da TV Tupi. O grande momento foi saber que Sônia era culpada, mas só acontece no último capítulo, que atingiu uma média de 40 pontos no IBOPE.
    SINOPSE
    A cidadezinha de Feira das Almas é testemunha do drama da família Paixão, em que o patricarca, Lourenço, por motivos de amor e dinheiro, vive em conflito com seu filho mais velho, Dimas, envolvendo nos problemas os filhos mais moços, Ivan e o frade Lico, bem como o filho adotivo, Zé Maria, um retardado mental, e duas mulheres, Catarina e Sônia, que Lourenço passa a disputar com o seu filho Dimas.
    Os problemas culminam com o assassinato de Lourenço Paixão por um dos filhos. A culpa recai sob o suspeito mais lógico, Dimas, e este luta para provar sua inocência. Enquanto isso, o verdadeiro assassino, Zé Maria, é atormentado pelo fantasma da vítima.Enquanto se desenrola o julgamento de Dimas, a história é entremeada com fatos do passado da família Paixão. Em 1940, Lourenço casa-se aos 26 anos de idade com Adelaide e nasce Dimas. Depois de muitas brigas, Adelaide abandona Lourenço e em pouco tempo morre. Lourenço casa-se pela segunda vez com Sofia e no dia do casamento uma órfã deixa na porta da igreja um menino recém-nascido, que mais tarde é reconhecido como filho por Lourenço e recebe o nome de José Maria. Do casamento com Sofia nascem Ivan e Lico. Este último nascido numa fase em que Sofia já não mais suportava a vida com Lourenço. Lico foi encaminhado pela mãe para a vida eclesiástica e torna-se seminarista. Logo depois Sofia também morre ficando Lourenço viúvo pela segunda vez.Já velho, Lourenço Paixão se apaixona por Sônia, filha da costureira Felícia que trabalha como garçonete no bar da alegre Mercedes. Mas o velho não podia esperar que ela já era namorada de seu filho Dimas.
     
     
     
    Trilha Sonora 01. LE BONHEUR - Clarie Chevalier 02. LONELINESS - Francis Goya 03. A THOUSAND VOICES - Phil Trim 04. BRIVIDO - Mersia
    05. THE KISS - Steven Shlacks
    06. E ELE DISSE - Daniel
    07. KITTY - Steven Shlacks
    08. CONTIGO APRENDI - Armando Mazanero
    09. GALOPE - MPB 4 (tema de abertura)
    10. QUIERO (LOVE LESS TIME) - Glen Wood
    11. VEN (I'M A LOST)- Barry Man
    12. ENAMORADOS (MY SWEETHEART) - The Mystics

    Confira a primeira foto de Lua Blanco em “Pecado Mortal”

     
    Sem título 1
    Primeira foto oficial da atriz na novela
    Fora das novelas desde a versão brasileira de “Rebelde”, Lua Blanco terá papel de destaque na primeira novela de Carlos Lombardi na TV Record.
    A atriz interpretará a estudante Silvinha, papel que anteriormente seria ocupado também pela ex-Rebelde Sophia Abraão que recusou o convite por se tratar de um personagem muito forte.
    “Pecado Mortal” tem estreia prevista para o final de 2013 logo após o término da novela “Dona Xepa”.

    Tv Maragoara-Rede Tupi

    Em 1956, Assis Chateaubriand decidiu implantar uma antena retransmissora em cada grande cidade. De uma só vez, adquiriu dez estações.
    Ainda no final da década de 40, os Diários Associados tem haviam adquirido o jornal A Província do Pará (que era o periódico mais antigo em circulação na Amazônia), além de possuir o jornal A Vanguarda.
    A emissora foi inaugurada em 30 de setembro de 1961, exibindo os programas locais e da Rede Tupi. Na época, não havia transmissões em via satélite e microondas, pois a programação após ser exibida de São Paulo e no Rio de Janeiro, vinha de aviões para Belém.
    No início, a TV Marajoara contava com bastante programação local que contava desde telejornais e até novelas produzidas em seus estudios e no Teatro da Paz, no centro da cidade. Entretanto com o tempo, a programação local foi sendo substituida pela da TV Tupi de São Paulo e do Rio de Janeiro e quadro de funcionários foi diminuindo aos poucos.
    O monopólio como única emissora do estado foi quebrado com a entrada no ar em 1967, da TV Guajará, no canal 4.
    Em 1976, a emissora ganha nova concorrente: a TV Liberal, no canal 7.
    A emissora retransmitiu a Rede Tupi até seu fechamento em 1980, quando teve sua concessão cassada. Como as demais emissora da rede, a TV Marajoara foi extinta em 18 de julho de 1980.
    Em 1981, o Grupo Silvio Santos adquiriu a concessão em concorrência pública, junto com outros canais que pertenceram aos Diários Associados.

    Luciana Gimenez posa de biquíni e choca internautas com magreza

    (Reprodução: Instagram)Luciana Gimenez, 43, realmente não liga para quem critica o seu corpo. A apresentadora postou na internet, algumas novas imagens em que aparece magra e de biquíni. Algumas fãs da morena logo comentaram: "Quero ser magra, mas não desse jeito".
    Nesta segunda-feira (29), a artista divulgou em seu Instagram, duas fotos nas quais está de biquíni em um bosque, posando em meio a natureza e junto de um balanço.
    Mãe de dois filhos, Lucas, 14, e Lorenzo, 2, Luciana revelou à revista "Quem", qual o segredo para se manter sempre magra.
    "Tenho um truque bom: não desço para a cozinha. Fim de semana é quando eu me ferro. É quando vou lá para tomar café com a criançada, adoro pão com coalhada, aí, como um pãozinho a mais. Então, no dia a dia, tomo o café da manhã no meu quarto, com duas torradinhas, a coalhada e o café com leite desnatado, mas com açúcar. Aí, eu corro da comida. Na hora do almoço como quinoa, salada, legumes. Uma fruta, quando dá aquela fome, e janto uma sopinha".(Reprodução: Instagram)Neste mês de julho, a apresentadora da RedeTV viajou e curtiu uns dias de férias em Nova York, nos Estados Unidos, e ainda passou uma temporada em algumas cidades da Itália. 

     

    lunes, 29 de julio de 2013

    Diane Lane -Celebridades da Tv e Cinema


      Diane Lane 
     
    Diane Lane (Nova York, 22 de janeiro de 1965) é atriz norte-americana.
    Foi casada (1988—1994) com Christopher Lambert, de quem tem uma filha, Eleanor. Em 2004, casou-se com Josh Brolin. É filha da cantora Colleen Farrington.
    Filmografia:
  • Um Pequeno Romance (1979)
  • Touched by Love (1980)
  • Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1981)
  • Cattle Annie and Little Britches (1981)
  • National Lampoon Goes to the Movies (1982)
  • Seis É Demais! (1982)
  • Vidas sem Rumo (1983)
  • O Selvagem da Motocicleta (1983)
  • Ruas de Fogo (1984)
  • Cotton Club (1984)
  • Vitrine do Desejo (1987)
  • The Big Town (1987)
  • Priceless Beauty (1988)
  • Lonesome Dove (1989)
  • Chamada de Emergência (1990)
  • Face a Face com o Inimigo, (1992)
  • A Arma (1992)
  • The Setting Sun (1992)
  • Chaplin (1992)
  • O Melhor Verão de Nossas Vidas (1993)
  • O Juiz (1995)
  • Wild Bill - uma Lenda no Oeste (1995)
  • Jack (1996)
  • Prazer em Matar-Te (1996)
  • The Only Thrill (1997)
  • Crime na Casa Branca (1997)
  • Sangue na Noite (1998)
  • A Walk on the Moon (1999)
  • Meu Cachorro Skip (2000)
  • Mar em Fúria (2000)
  • Hardball - o Jogo da Vida (2001)
  • A Casa de Vidro (2001)
  • Infidelidade (2002)
  • Searching for Debra Winger (2002)
  • Sob o Sol de Toscana (2003)
  • Sociedade Feroz (2005)
  • Procura-se um Amor que Goste de Cachorros (2005)
  • Hollywoodland - Bastidores da Fama (2006)
  • Jumper (2008)
  • Killshot (2008)
  • Untraceable|Sem Vestígios]] (2008)
  • Nights in Rodanthe // O Sorriso das Estrelas (2008)
  • Man of Steel // O Homem de Aço (2013)Diane Lane - Martha Kent
  • Sob o Sol da Toscana

    Este filme é  daqueles que te faz babar com a fotografia, tem cada cena de tirar o fôlego de tão linda, perfeita e bucólica, que te deixam com vontade de correr para fazer as malas para a Toscana.
    Com enorme sensibilidade ele fala de fins e recomeços, de superação, de compreensão, de humanidade, de liberdade e de amor. Fala de vida bem vivida de aproveitar cada segundo, de ser feliz apesar de tudo o que passa pela vida da gente.
    Se a coisa anda ruim, esse filme é um santo remédio, com certeza seu coração encontrará a porta da esperança novamente.
    É uma espécie de DRAMA e não romance, o que quer dizer que: apesar de ter homens bonitões e tal não há foco exagerado no romance entre os personagens.
    Portanto não é para ver com namorado, nem pretendente, nem amigo. Ok! Eu avisei!!rs
    Aos demais recomendo com certeza!
    É um filme de 2003 que retrata a busca de uma escritora por uma nova vida após o divórcio.
    Elenco 
    * Diane Lane – Frances Mayes
    * Sandra Oh – Patti
    * Lindsay Duncan – Katherine 
    * Raoul Bova – Marcello
    * Vincent Riotta – Martini
    * Mario Monicelli – Velho das flores
    * Roberto Nobile – Placido
    * Kate Walsh – Grace
    * Pawel Szajda – Pawel